Dear reader
Esses dias eu estava assistindo alguns vídeos no TikTok e vi um em que um garoto escolheu uma música de um cantor que eu gosto muito, o Noah Kahan. Nesse vídeo, ele falou sobre o sentimento de “outgrowing".
Link do vídeo citado acima: https://www.tiktok.com/@griffin.w23/video/7385316137292172590
A tradução para o termo outgrowing é superando. Mas essa palavra é usada como uma gíria/expressão para descrever uma sensação. “To outgrow something is to become too big to fit in it, or to grow too mature for it” (tradução: Superar algo é tornar-se grande demais para caber nele ou amadurecer demais para isso).
No vídeo, o garoto fala sobre o sentimento de outgrowing sua hometown, ou seja, quando alguém sente que não se encaixa mais em sua cidade. Como eu disse acima, a tradução para essa palavra é superar, mas superar não é uma palavra que explica tão bem, visto que esse termo tem todo um significado por trás. Acho que a melhor maneira de descrevê-lo com as minhas palavras seria dizendo que basicamente é quando você sente que não se encaixa tão bem em algo como antes. Pode ser um lugar, um relacionamento... é como se você tivesse “crescido” e não coubesse mais nesse lugar ou situação.
Pode parecer complexo, porém é mais comum do que imaginamos. Eu mesma nunca tinha pesquisado sobre esse termo antes de assistir a esse vídeo, e apesar de não conhecer a palavra, eu já conhecia a sensação. Não é algo deprimente e nem fora do normal, a vida é feita de fases e eu acredito que cada pessoa precisa de mudanças, sejam elas internas ou externas.
A música usada no vídeo se chama “The View Between Villages” do Noah Kahan. Vou colocar um trecho da letra aqui:
Feel the rush of my blood
Eu tenho dezessete anos de novo
I'm seventeen again
Eu não tenho medo da morte
I am not scared of death
Eu tenho sonhos novamente
I've got dreams again
Sou só eu e a curva do vale
It's just me and the curve of the valley
E há significado na Terra, estou feliz
And there is meaning on Earth, I am happy
Passei pela estrada Alger Brook, estou sobre a ponte
Passed Alger Brook Road, I'm over the bridge
A um minuto de casa, mas me sinto tão longe disso
A minute from home but I feel so far from it
Na letra da música, Noah diz que ele está a um minuto de casa, mas que se sente longe. Na minha percepção, ele quis dizer que, apesar de estar perto de casa, ele não se sente em casa. E quando ele diz que tem 17 anos de novo, é como se todas aquelas memórias, emoções e até mesmo sentimentos daquela época e daquela pessoa que ele era voltassem quando ele estava voltando para aquele lugar que era chamado de casa. A definição de casa, na minha opinião, é algo muito relativo, e em breve eu irei postar algo aqui sobre isso também.
Às vezes, do nada, você pode sentir que não se encaixa mais em um lugar, como o menino do vídeo citou, ou até mesmo em um grupo de amigos. Outgrowing tem a ver com mudanças, é como se algo que antigamente te fazia feliz e satisfeita não atendesse mais suas expectativas, e tudo bem. Eu acredito que é muito difícil para nós, seres humanos, permanecermos no mesmo estado sempre. Sei que muitos preferem nunca sair de suas zonas de conforto, mas às vezes faz tão bem. Pode ser que você precise sair de um lugar para se sentir mais feliz, pode ser que precise mudar de apartamento, terminar um relacionamento, conhecer novos amigos etc. É saudável e normal.
Apesar de mudanças serem assustadoras para a grande maioria, elas são muito bem-vindas em alguns momentos. Esse termo também se encaixa no amadurecimento. Claro que você pode amadurecer e continuar no mesmo lugar, no mesmo emprego, no mesmo relacionamento ou no mesmo ciclo social, mas, geralmente, as mudanças acompanham o amadurecimento. Eu não tenho os mesmos gostos nem o mesmo ciclo social de quando eu tinha 15 anos. Quando algo muda em nossa vida, é normal se questionar se isso é bom, se você fez a escolha certa... mas, conforme o tempo passa, você começa a se identificar mais com outras coisas, outros lugares e outras pessoas.
Como diz na letra da música "a minute from home but I feel so far from it", o Noah não se sente mais em casa naquele lugar. Às vezes, o lugar permanece o mesmo, mas ele não. Esse sentimento de não se encaixar mais é muito comum com lugares; você pode ter 24 anos e morar em uma cidade, mas não se ver ali quando estiver com 30. O que tem de errado nisso? Algumas pessoas são contra mudanças, e quando você diz que quer mudar de país ou só mudar o cabelo, é julgada. Eu já conheci pessoas que passaram a vida toda no mesmo lugar e não querem nenhuma mudança, também já conheci pessoas que passaram décadas com o mesmo corte de cabelo. Isso não é errado; é questão de escolha. Você pode passar toda a sua vida morando na mesma casa ou pode se mudar todo mês, pode ter o mesmo grupo de amigos desde a infância ou pode ter conhecido seus melhores amigos durante uma pós-graduação. São escolhas, e cada um irá fazer as suas, pois a vida é uma só. Nós fazemos nossas escolhas e vivemos suas consequências.
With love, Duda.
Excelente! Parabéns.
ResponderExcluirVocê arrasa minha linda! ❤
ResponderExcluirMuito obrigada!
Excluir