Crise dos 20

Dear reader,

A crise dos 20 é aquele momento em que você começa a questionar tudo na sua vida, até mesmo quem você é, e se gosta dessa sua versão atual.

Eu tive a crise dos 20 mais intensamente no ano passado. Costumam dizer que sofro um pouco por antecipação, então já estava sentindo a responsabilidade dos 20 antes mesmo de fazer 19. Para mim, foi muito difícil; eu tinha crises de ansiedade e sentia que ninguém iria realmente entender o que se passava dentro de mim. 2023 foi um ano bem complicado para minha saúde mental, mas, felizmente, eu nem reconheço mais essa minha antiga versão. É muito bom ver e perceber sua evolução como pessoa. Digo e escrevo com plena certeza que, neste ano, me tornei alguém que minha versão criança admiraria.

Os 20 são aquela fase em que alguns estão começando a faculdade, outros casando, outros iniciando um mestrado, conhecendo o amor de sua vida, mudando de profissão... Eu diria que é uma idade de muitas mudanças, e é muito difícil não se cobrar em relação a elas. Aquelas frases como: "viva o agora", "aproveite o momento", "cuide da sua versão atual" são frases que carregam consigo muita verdade, mas ao mesmo tempo não mudam nada no coração e na mente de alguém que vive ansiosa em relação ao futuro. "Dos 20 aos 29, você tem que decidir sua vida", isso é o que a sociedade e nós mesmos impomos, mas será que é realmente verdade? Acho que depende muito.

Eu, Maria Eduarda, não posso ser hipócrita e dizer que não faço planos importantes para essa fase; eu realmente faço, mas não vivo mais o presente só pensando no futuro. Isso fazia com que eu perdesse, ou quase perdesse, boas experiências e oportunidades no agora. É muito difícil controlar os próprios pensamentos, mas uma coisa posso afirmar: quando você usa o seu tempo sendo produtiva, por mais difícil que seja, e usa o seu tempo focando realmente no seu eu de agora para ser uma versão melhor no futuro, tudo e todos que pertencem a você vão chegar no momento certo.

Acredito que demora para percebermos todas essas coisas; demora para percebermos quem são as pessoas que devem realmente estar conosco e quem somos de verdade. Mas, quando você percebe, tudo no agora começa a fazer sentido, e de repente, o futuro nem parece tão assustador assim. Até porque o nosso futuro é o que fazemos dele, e nós precisamos cuidar dele no agora. Cuidar é muito diferente de surtar ou se desesperar; é pensar sobre ele com carinho, cuidado e sempre muito amor, ao invés de milhares de preocupações. Não sou muito de falar da minha fé aqui no blog, mas sei que em hipótese alguma devo escondê-la, e posso afirmar com toda certeza que habita em mim que não haveria essa paz em relação ao meu futuro, a paz que tanto ansiava mas achava impossível de ter, se não fosse pelo meu Pai, aqueEle que deu a vida por mim e levou consigo todas as minhas preocupações, que agora nem são mais minhas.

Acho que a crise dos 20 é aquele medo de não conseguir alcançar coisas extraordinárias, o que faz com que a gente esqueça que a felicidade, na verdade, também pode existir nas coisas mais simples do cotidiano. Tenho certeza que, se aproveitarmos mais a companhia das pessoas ao nosso redor, nossos momentos de solitude e nossas conquistas, mesmo que pequenas, a cada dia, seremos pessoas mais leves e felizes.

Independente da sua idade, não é saudável se cobrar tanto. Somos humanos e estamos aprendendo mais sobre o mundo e sobre nós mesmos a cada dia. Apesar de a fase dos 20 nos trazer grandes responsabilidades, precisamos ao menos tentar ver tudo com mais leveza. Eu decidi escrever sobre isso porque vou fazer 20 anos no mês que vem, e acho que não há momento melhor para falar sobre esse assunto do que agora. Além disso, às vezes parece impossível sair desse ciclo vicioso de autossabotagem e insegurança, mas não é.

Cada nova fase deve ser vista como uma oportunidade de começar ou até mesmo recomeçar, e, claro, ser vista como uma dádiva. Só o fato de podermos acordar todos os dias, mesmo que mais velhos — o que pode ser assustador para muitos — ainda é uma dádiva e um motivo para agradecer. Em vez de ficarmos tristes e com medo da nova fase, devemos tentar aproveitar o melhor dela e o melhor de nossa nova versão.


With love, Duda. 




Postar um comentário

Instagram

With love, Duda. . Theme by STS.